Olá!
Se você acompanhou nossos artigos até aqui já é quase um especialista em telefonia empresarial, ou seja, está quase pronto para tomar uma decisão importante sobre o futuro competitivo de seu negócio. Após esta leitura você será capaz de reconhecer qual a melhor solução de telefonia para a sua empresa.
Vamos recapitular antes de prosseguirmos? Você já sabe:
- O que é PABX!
- As diferenças entre linhas analógicas, digitais, voip e sip!
- Telefonia em nuvem!
Que tal descobrirmos as principais diferenças entre a telefonia em nuvem e a telefonia convencional? Isto mesmo, principais, não quisemos colocar todas as diferenças para que este material não ficasse muito robusto. Então vamos lá!

- Alocado fora da empresa com redundância de Data Center;
- Utiliza rede de dados (LAN) existente (rede de telefonia obsoleta);
- Gestão centralizada nos profissionais de Ti;
- Custo de manutenção, custo com equipamentos e atualização tecnológica incluídas;
- Mobilidade, usuário pode atender em até 3 dispositivos;
- Aparelhos IP de mesa, Smartphone, Tablet ou PC;
- Mudança de endereço rápida e transparente;
- Operadora muda junto com o PABX em poucos min;
- Perfeitamente compatível com Home Office sem custo adicional;
- URA nativa, sem pagar nada mais por isso;
- Gravação de chamadas nativa, sem pagar nada mais por isso;
- Caixa postal nativa com voice mail para todos os ramais;
- Funções básicas de Call Center nativas, sem pagar nada mais por isso;
- Funções de Call Center avançadas, simples Upgrade por usuário;
- Comunicação unificada, como videoconferência e colaboração;
- Por falar em colaboração, compatível com MS Teams, entre outros sistemas;
- Modularidade ramal a ramal, ampliação em 1 clique;
- Downgrade também em 1 clique, ramal a ramal;
- Mais qualidade nas chamadas, 100% digitais;
- Gerenciamento dos custos de forma centralizada, por equipe e ou setores;
- Economia e fornecimento de suporte unificado;

- Sem redundância (gasto desnecessário de energia);
- Redes distintas, + custo com equipamentos e mão de obra;
- Gestão compartilhada, PABX x mantenedor x Sistemas Ti;
- Manutenção, ampliação e atualizações geram custos recorrentes e ou eventuais;
- Sistema rígido, não permite mobilidade aos usuários;
- Aparelho de mesa ou solução exclusiva para grandes empresas;
- Refazer rede e reconfigurar todo equipamento;
- Mudança junto à Operadora pode levar meses;
- Não é compatível com o Home Office, ou exclusivo para grandes empresas;
- URA limitada, à parte ou exclusiva para grandes empresas;
- Gravação de chamadas em sistemas telefônicos adquiridos á parte;
- Caixa postal à parte e muito cara, número limitado de ramais;
- À parte com alto investimento de servidor e sistemas;
- Custos ainda maiores e modulares com pacote mínimo de usuários;
- Projetos especiais, investimento alto em servidores de grande porte;
- Projetos especiais, investimento alto em servidores de grande porte;
- Modularidade com pacote mínimo de usuários, compra e aguarda a chegada;
- Se precisar de downgrade, equipamento investido fica obsoleto;
- Não adianta a linha ser digital se o ramal for analógico;
- Requer investimento em software e hardware;
- Diferentes fornecedores: PABX + Mantenedor + Operadora;
Agora que você é um especialista em telefonia empresarial poderá discutir o assunto com qualquer pessoa, caso persistam algumas dúvidas entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui!
E se você ainda não faz parte da lista de distribuição da nossa newsletter clique aqui, cadastre-se e coloque no assunto: “Quero receber a newsletter da Zeta Telecom semanalmente”.
Toda semana publicaremos uma matéria voltada para quem precisa definir o futuro de sua telefonia ou para quem precisa gerenciá-la. Fique por dentro das maiores novidades do mundo da telefonia empresarial!