O que é telefonia em nuvem?

Olá!

Este é o 3º artigo de uma série de 4 para quem deseja tornar-se um especialista em telefonia empresarial, caso ainda não tenha lido o 1º artigo clique aqui e aprenda o que é PABX! Ou o 2º artigo clicando aqui e conheça as diferenças entre as linhas analógicas, digitais, Voip e SIP.

Se já leu o 1º e 2º artigos ou deseja seguir a diante, seja bem-vindo e ótima leitura!

Concordamos que a comunicação entre as pessoas mudou drasticamente nos últimos anos e cada vez mais sentimos a necessidade de permanecermos conectados. Ao mesmo tempo que seu celular toca um bip, também avisa que chegou mais uma mensagem em seu WhatsApp, Messenger, E-mail ou notificação de alguma rede social profissional ou pessoal.

Há tempos o analógico deu lugar ao digital e esta transformação mudou também o comportamento das pessoas. Como as empresas são feitas de pessoas não há como evitar mudanças no mundo corporativo.

É quase impossível imaginar um executivo sem o seu dispositivo eletrônico ou até mesmo desconectado da internet.

Nesta levada o telefone fixo tradicional tornou-se extremamente obsoleto. Ou seja, de que adianta um número que não pode te acompanhar em todos os seus compromissos? Que não está disponível quando você mais precisa dele ou pior, quando o seu cliente mais precisa de você não o alcança na velocidade de sua jornada.

A telefonia em nuvem resolveu esta necessidade além de outras dezenas de necessidades dos negócios e dos executivos da era pós-digital.

E para que possamos entender o que vem a ser telefonia em nuvem é preciso entender o básico do conceito SaaS (Software as a Service). Trata-se de um modelo de negócio antigo, deu início na década de 60 como computação em nuvem e se caracteriza pela venda de (software + hardware) como serviço.

 

Além da implementação deste conceito dependemos da consolidação de um conjunto de fatores para que a telefonia em nuvem surgisse como uma tecnologia disruptiva, são elas:

A expansão das redes de internet das grandes operadoras, o surgimento de novos provedores locais, preços de internet dedicada cada vez mais competitivos e melhoria significativa da qualidade da banda larga com ultra velocidades em fibra.

 Ao associarmos estes fatores ao conceito SaaS, surge a telefonia em nuvem, notem no esquema a seguir: 

Num piscar de olhos sistemas e funcionalidades que até então eram exclusivos das grandes corporações passaram a ser acessíveis aos médios e pequenos negócios, microempresários incluindo autônomos e profissionais liberais.

Não importa mais se a sua empresa necessita de 2.000 ou de apenas 2 ramais. Algumas operadoras investiram capital suficiente para atender milhões de ramais simultaneamente e por este motivo independentemente da quantidade de ramais, sua empresa poderá se beneficiar de todos os diferenciais que a telefonia em nuvem oferece em relação à telefonia convencional.

Agora, negócios dos mais diversos segmentos, tamanhos ou modalidades podem usufruir das ferramentas mais modernas do mundo da telefonia empresarial sem pagar nada a mais por isso.

 A acessibilidade que a telefonia em nuvem nos deu às funções e ferramentas mais modernas do mundo da telefonia empresarial não tem precedentes.

Deseja conhecer agora os diferenciais que mencionamos neste artigo?

Clique neste link e seja redirecionado para o 4º e último artigo da série e torne-se um especialista em telefonia empresarial: Telefonia convencional X Telefonia em nuvem!

Ou se preferir fale com um de nossos especialistas!

E se você ainda não faz parte da lista de distribuição da nossa newsletter clique aqui, cadastre-se e coloque no assunto: “Quero receber a newsletter da Zeta Telecom semanalmente”.

Toda semana publicaremos uma matéria voltada para quem precisa definir o futuro de sua telefonia ou para quem precisa gerenciá-la. Fique por dentro das maiores novidades do mundo da telefonia empresarial!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um
comentário:

Deixe uma resposta