A telefonia celular substituirá a telefonia fixa das empresas nos próximos anos, entenda se é verdade ou mito!

Esta é uma reflexão constante na cabeça de muitos empresários. Alguns inclusive já adotaram esta política em suas empresas, mas cuidado, muita calma nesta hora, de forma alguma a telefonia conhecida como fixa ficará obsoleta, o que mudou ou mudará será a forma como a utilizaremos.

A telefonia tradicionalmente conhecida como fixa foi absorvida pela nuvem como diversas tecnologias, somente para citar algumas delas Uber, Airbnb, Netflix. Além disso, onde ficam a maioria dos servidores corporativos? E quanto as lojas virtuais? Onde você guarda as suas fotos favoritas? Sem falar que em breve seus eletrodomésticos estarão todos conectados ao seu smartphone através da nuvem, saiba mais em “Internet das Coisas”.

Pois bem, a telefonia tradicionalmente conhecida como fixa não morrerá, assim como a sua TV ou a sua rádio não morreram nem morrerão. Praticamente tudo está na nuvem, se a sua telefonia ainda não está, certamente em um futuro bem próximo estará.

Mesmo que sua empresa resista agora e não migre, as grandes operadoras do mercado estão se movimentando e aos poucos migrarão a telefonia fixa de sua empresa para a nuvem quer você queira ou não.

Os principais fabricantes de PABX (centrais telefônicas privadas) já possuem suas versões de PABX em nuvem, é verdadeiramente um caminho sem volta.

Voltando ao assunto central desta matéria, destacamos 12 motivos pelos quais a sua telefonia “fixa” não deverá ser substituída pela telefonia celular!

1) A telefonia fixa não poderia mais ser chamada assim, a telefonia que migrou para a nuvem é totalmente diferente, sua única familiaridade está no fato de ter herdado seu plano de numeração;

2) Por falar em plano de numeração, se a sua empresa tem um tempinho ou um tempão de mercado possui um número muito conhecido, correto? Você nunca poderá portá-lo para uma operadora de telefonia celular, mas poderá portá-lo para qualquer operadora de telefonia em nuvem. Você não vai querer abrir mão de seu cartão de visitas mais antigo, ou vai? Alguns são bem mais que isto, alguns números são verdadeiras marcas!

3) A mobilidade da telefonia em nuvem tem maior alcance do que da telefonia celular, em regiões onde o sinal 4G ou 3G são muito fracos ou inexistentes podemos utilizar nosso ramal corporativo via softphone no (smartphone ou notebook) através de qualquer rede Wifi corriqueiramente disponíveis em aeroportos, shopping centers, restaurantes, bares e cafés;

4) Por este fato é um mito dizer que a telefonia móvel tem ou terá alcance superior à telefonia em nuvem;

5) As redes 5G vão alavancar as aquisições de ramais corporativos de telefonia em nuvem;

6) A telefonia em nuvem não está sujeita a interferências como a telefonia celular refletindo muito mal a imagem de sua marca, produto ou reputação;

7) Por falar em reputação, coloque-se no lugar de seu cliente potencial, você confiaria em uma empresa que não possui a numeração tradicionalmente utilizada pela telefonia fixa?

8) Números do tipo 0800, 4004, iniciados com 2, 3, 4 passam muito mais credibilidade do que números iniciados por 9;

9) Números de celulares são muito utilizados por canais de SPAM, Call Centers de cobrança, até mesmo utilizados em truques por bandidos. Já ouviram falar em um bandido com acesso à telefonia fixa dentro da cadeia? E telefone celular?

10) Quem nunca foi importunado por números insistentes e que muitas vezes deligam em nossa cara quando os atendemos?

11) De acordo com o instituto Millward Brown, 43%dos e-consumidores desejam que os canais sociais (aplicativos, redes sociais etc.) tenham interligação com outras formas de contato e, conforme o instituto New Voice Media, 64% preferem ter a opção de falar com especialistas antes de tomarem suas decisões de compras;

12) Apesar da diversidade de canais de comunicação, há um apelo por parte dos consumidores em geral quanto a humanização do atendimento. E o primo da telefonia em nuvem, o “telefone fixo”, é de longe o canal mais humano;  

Deseja conhecer um pouco mais sobre a telefonia que vai revolucionar a forma com a qual sua empresa interage com seus clientes? Acesse nossa matéria sobre: O que é telefonia em nuvem?

Ou se preferir fale com um de nossos especialistas!

E se você ainda não faz parte da lista de distribuição da nossa newsletter clique aqui, cadastre-se e coloque no assunto: “Quero receber a newsletter da Zeta Telecom semanalmente”.

Toda semana publicaremos uma matéria voltada para quem precisa definir o futuro de sua telefonia ou para quem precisa gerenciá-la. Fique por dentro das maiores novidades do mundo da telefonia empresarial!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um
comentário:

Deixe uma resposta